Resenha : Orgulho e preconceito




Editora: Biblioteca Folha 
Autor:Jane Austen














Sinopse:Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

  “Orgulho e preconceito” foi um dois melhores livros que li.Infelizmente assisti o filme antes de ler o livro,mesmo não tendo tantas coisas diferentes.
O livro conta a história de amor entre dois jovens, Sr. Darcy e Elizabeth Bennet.
  Lizzy é de uma classe social inferior, mas isso não torna sua língua menos ferina e audaciosa. Ela não é uma garota comum, é orgulhosa, e diferente de outras da sua idade, e criadas no campo, Lizzy vê o mundo de forma diferente das mulheres de sua época, inicio do seculo XIX. A Segunda de uma família de cinco filhas, família esta que é bem simples, com uma mãe que só se interessa em casar suas filhas.
  Darcy é um homem rico e importante, mas passa uma primeira impressão arrogante de desagradável, é preconceituoso, e conhece Lizzy quando decide acompanhar seu amigo, Sr. Bingley á casa dele em Hertfordshire.
    Bingley é um homem muito distinto, de boa família e bem educado, e quando conhece Jane, a irmã mais velha de Lizzy, loga cai de amores por ela.
  É claramente visível que Sr. Bingley é muito bem aceito pela comunidade, diferente de Sr. Darcy.
 E tudo vai bem, Lizzy sente um ódio mortal por Darcy, este que por sua vez, a despreza completamente. Mas as coisas mudam.
  Mudam a tal ponto, que Darcy descobre-se apaixonado pela mulher que tanto desprezou, a ponto de pedi-la em casamento.
Uma história de amor linda, principalmente para os que não gostam de de um romance "melado", por falta de palavras melhore, contando com vários personagens marcantes e inusitados.

Comentários

  1. Meu livro favorito , já li acho que umas cinco vezes. Não gostei do filme, prefiro a série da BBC, é bem melhor e mais fiel.

    Obs : Suas resenhas são ótimas, parabéns pelo blog ^^

    bjo :*

    http://diversified-articles.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas