Resenha:Lenora




Editora: Rocco 
Autora:  Heloísa Prieto













Sinopse:“Qual foi a mais estranha, horrível e desastrosa de todas as decisões que você já tomou na vida?” Esta pergunta atravessa o novo livro da premiada escritora paulistana Heloisa Prieto, o romance gótico Lenora, que chega às prateleiras pela Rocco Jovens Leitores trazendo a atmosfera psicodélica da década de 1970 atrelada a uma história sombria que tem o rock como fio condutor.
Misturando o poder da música e da poesia a reflexões sobre astrologia, as forças do universo e o ideal de paz e amor dos anos 60 e 70, Heloisa Prieto vai tecendo uma história ao mesmo tempo realista e sobrenatural capaz de inebriar o leitor e prender sua atenção da primeira à última página. Neste caldeirão não faltam referências musicais e literárias que formaram gerações e dão ainda mais força ao enredo. Tudo isso, aliado à escrita fluida e delicada da autora, faz de Lenora um romance gótico de rara luz e beleza.
Com um enredo que alterna dois focos narrativos de maneira muito bem amarrada e envolvente, Lenora mostra dois destinos que se cruzam de forma tão intensa quanto poética. A trama é centrada nas reminiscências de Duda, o percussionista da banda Triaprima, ícone do rock nacional nos loucos anos 1970, e na angústia da jovem Lenora, uma garota dos anos 2000, diante do medo que ela sente do mar e do estranho fascínio de seu nome, uma homenagem à vocalista do Triaprima, que também é título de uma de suas músicas e de um belo poema de Edgar Allan Poe.

Formado por Duda, Ian e a bela e delicada Lenora, o trio de rock Triaprima conheceu o sucesso e a fama, mas teve sua carreira tragicamente interrompida no início dos anos 70, numa praia de Santa Catarina. A banda que embalou toda uma geração deixou de herança uma história ainda envolvida em mistério, com a morte de dois de seus integrantes e o sumiço de outro. Motivo de especulações – onde viveria, o que estaria fazendo? -, Duda seria apenas um mito para Lenora se a garota não resolvesse resgatar, de uma vez por todas, a sua identidade, que ela sabia intimamente ligada à da banda, no lugar onde tudo começou, as dunas da praia de Rio Vermelho, em Florianópolis. Somente quando essas duas vidas se encontram, a dor e a angústia que rondam a existência de Duda e Lenora parecem finalmente se dissipar.

È a historia de uma banda de rock dos anos 70 que começou com um estranho pedido de ano novo.

Qual foi a mais estranha ,horrível e desastrosa de todas as decisões que você já tomou na vida?
Pag. 15

O livro se divide entre dois tempos: os anos 70 e os dias atuais que no livro se passa em 2006.Nos anos 70 Duda e Ian encontram Lenora e formam a banda Triaprima,pois em 2006 há também uma outra Lenora que tem sua vida entrelaçada pela vida da sua xará.
Que mistério é esse que as une como se a história do passado pudesse se repetir? 

Senti uma brisa diferente. Perfumada. Caminhei até a porta para fechá-la. novamente aquele arrepio na espinha . O toque de uma visão na minha nuca. A sensação forte de uma  presença invisível. Virei à maçaneta e fiquei paralisado. Do fundo da noite, uma voz diferente, de uma doçura inexplicável.
Pag.27

È um livro bem fininho e de uma escrita que se desenvolve bem então da pra ler esse em uma hora no máximo.

A capa é linda e foi bem por isso que peguei o livro pra ler.

A historia passa em Florianópolis,nas dunas do rio vermelho e na praia de moçambique, emSão Paulo e em  Camboriú,onde eles fazem o show de gravação do CD.

O livro é meio confuso ,mas mesmo assim eu gostei

Comentários

  1. Aah! Eu gostei! Bem, gostei da sinopse, porque ler, eu ainda não li... rsrs A capa tá tão lindinha também!! ~.~
    Deixa só o dinheiro voltar a habitar meu bolso que penso em certificar se a história é tão boa quanto aparenta. ;D

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas