Ler é saúde

Leitura tem sido usada como aliada no tratamento de doenças psiquiátricas, e estudos comprovam sua eficácia para elevar a autoestima



 “A leitura engrandece a alma”, disse o filósofo francês Voltaire, no século 18. O que ele não sabia é que 300 anos depois o hábito seria capaz também de ajudar a curar. A utilização da leitura para tratar pacientes com transtornos psiquiátricos e emocionais tem crescido em todo o mundo e se tornado cada vez mais aceita por entidades médicas internacionais.


Centros de pesquisa como o Veterans Administrations – que cuida da saúde dos militares norte-americanos – e o Instituto Sonia-Shankman – que mantém um trabalho voltado para crianças em Chicago (EUA) – garantem que a leitura tem sido uma importante aliada no tratamento de disfunções como distúrbios do sono, esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão e dependência química. A terapia com livros aumenta a autoestima do paciente, que percebe que seu problema já foi vivido por outras pessoas.

Na Inglaterra, médicos já prescrevem livros, além dos medicamentos, para o tratamento contra ansiedade e depressão. A iniciativa tem o apoio de entidades médicas e do governo britânico e consiste em encaminhar pacientes a bibliotecas em busca de títulos de apoio e autoajuda voltados para pessoas com problemas de saúde mental leve e moderados. Os médicos emitem uma receita e, com ela, os pacientes ganham inscrição imediata na biblioteca mais próxima, com acesso aos títulos recomendados.

Também no Reino Unido, uma pesquisa revelou que o hábito de ler reduz os níveis de estresse em 67%. O estudo foi feito pela organização Reading Agency, responsável em promover a leitura naquele país. A instituição destacou estudos publicados no New England Journal of Medicine sobre a diminuição do risco de demência, reduzido em mais de um terço da população que mantém o hábito da leitura.

Para Lourdes Sá, de 88 anos, a idade não é motivo para restringir o hábito da leitura. “Eu leio bastante. Com a leitura você aprende. Quem tem o hábito de ler tem mais cultura do que quem não tem. Eu gosto muito e, quando eu começo um bom livro, não quero mais parar. Recentemente li a trilogia “Millennium”, que foi um best-seller do sueco Stieg Larsson. Agora, acabei de ler “Os pilares da terra”, do escritor Ken Follet. É muito interessante, porque ele narra fatos históricos com personagens fictícios.”

Até mesmo o mal de Alzheimer, doença que compromete a memória e as funções cognitivas, pode ser combatido com ajuda dos livros. A conclusão foi divulgada por pesquisadores da Universidade do Kentucky (EUA), responsáveis por um dos mais extensos estudos feitos sobre a doença. Os pesquisadores investigam o envelhecimento de 678 idosas, a partir de avaliação pessoal e médica e testes cognitivos. A pesquisa ajudou a entender a relação entre estilo de vida e o aparecimento da doença. Um alto nível educacional e vida intelectual ativa, por exemplo, não evitam a doença, mas protegem o cérebro de seusefeitos destrutivos.

Em entrevista ao jornal New York Times, a diretora da Reading Agency, Miranda McKearney, afirmou, inclusive, que existem evidências de que obras de autoajuda podem beneficiar quem tem problemas como ansiedade ou depressão.

E não é só isso. Para a analista de sistemas Carolina Souza, de 30 anos, este tipo de leitura já a auxiliou a tomar decisões em momentos de dúvidas profissionais. Ela conta que buscou um coach – profissional que assessora com o objetivo de otimizar a performance profissional e pessoal de seus clientes –, e ele indicou a leitura do livro “Pare de se sabotar e dê a volta por cima”, do psicoterapeuta Flip Flippen, que a ajudou bastante a tomar as melhores decisões na carreira. “Foi muito bom. Eu aprendi muito e indiquei para as amigas. Fui percebendo como as nossas próprias limitações não nos fazem bem e como é possível se distanciar delas.” Carolina não tem preconceitos com livros de autoajuda e conta que sempre consegue tirar deles alguma lição positiva para o seu dia a dia. “Busco muito conhecimento através dos livros. O aprendizado é um processo, e cada livro traz um ensinamento diferente”, completa.



No Brasil, um projeto de lei do deputado Giovani Cherini (PDT-RS) pretende incluir o uso da biblioterapia nos hospitais públicos ou instituições de saúde conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para Cherini, a leitura é utilizada em tratamentos médicos desde o início do século 19, humaniza o ambiente hospitalar e ameniza até 80% dos sintomas. “Hoje, vem sendo desenvolvido por equipes interdisciplinares com a constante participação dos bibliotecários, psicólogos e médicos, sendo no Brasil as regiões Sul e Nordeste as que concentram os maiores índices de aplicabilidade”, defende o deputado no projeto.

De acordo com a proposta, os materiais de leitura com função terapêutica só poderão ser prescritos e comercializados após autorização específica do Ministério da Saúde. Os exemplares contarão com um selo onde constará a inscrição “Recomendado pelo Ministério da Saúde”. O projeto também autoriza a venda de livros biblioterápicos em farmácias, drogarias e livrarias. Para ser aprovada, a proposta ainda precisa ser analisada pelas comissões de Seguridade Social e Familiar e de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.


 



Comentários

  1. Oii.. ;D

    Muito legal o post, e é muito bom saber q uma coisa q nós dá tanta alegria q é ler, faz bem tbm para nossa mente e alma!!
    Até hj não entendo como as pessoas conseguem se viciar em drogas com um novo mundo só te esperando dentro de um livro!!

    Achei super legal a materia e ñ sabia q a leitura trazia tantos beneficios assim!! Rs'

    Beijãoooo'
    Ah, e retribuindo sua visita já estou seguindo e amei seu blog, já estou seguindo e concerteza voltarei mais veezs!! kkk'

    Beijoo'
    meumundo-aqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler *-*

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Boooom diaa amor s2

    ResponderExcluir
  3. OOO ùnico momento em que desligo de tudo e só paro imaginando um mundo novo é lendo..
    Amo ler..

    E ainda só tras beneficios.. com certexas...

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. Realmente a leitura faz bem em todos os sentidos!!
    Ler é um santo remédio!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter muito tempo, eu adoro ler haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A leitura traz mesmo uns beneficios inimaginaveis.
    Eu não imaginava que ela tinha algum efeito sobre a depressão oO bom saber :D
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ler é uma higiene mental... Gosto bastante!
    Estou seguindo você aqui tá, flor?
    Se você curte o conteúdo do meu blog, segue lá também para acompanhar as novidades!

    Beijão!

    Blog Borboleta GLAM

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Adorei o post :D
    Quando falo que lê faz bem a saúde, as pessoas me olham com cara "olha que menina maluca". Agora com este post da provado que não sou louca!! hahaha
    Bjs!!
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah eu já imaginava, ler pra mim é uma terapia, estressada, triste, alegre... Não importa, ponha um bom livro na minha mão que eu vou ficar bem melhor.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre soube que a leitura fazia bem. <3 É com a leitura que eu esqueço da maioria dos meus problemas. :)
    Adorei!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas