Blogueiros chegam a ler 70 livros em um só ano

Resenhistas ganham com anúncios, mas rejeitam cobrança por avaliações
No 'hall da fama' de resenhistas da Amazon, o americano Donald Mitchell não avalia livros de que não goste 


 Não é fácil medir o impacto que resenhas da internet têm sobre a venda de livros, mas um exemplo permite entender por que editoras têm investido nesse cenário. 

O juvenil "A Seleção", de Kiera Cass, lançado há sete meses pelo selo Seguinte, da Companhia das Letras, vendeu 16 mil cópias quase sem aparecer na imprensa. Mas foi resenhado por blogs como o Garota It e o Literalmente Falando, que recebem uns 100 mil acessos por mês cada um. 

Enquanto críticas feitas por especialistas em jornais fazem livreiros dar destaque aos títulos nas lojas, blogueiros atraem leitores de gosto similar e alimentam o boca a boca.
"É bem pessoal. Eles deixam claro que é o canto deles", diz a gerente de marketing da Intrínseca, Heloiza Daou. 

"O discurso não é esse livro é ruim', é não gostei desse livro'", diz Diana Passy, gerente de mídias sociais da Companhia das Letras. "E não basta escrever bem, tem que ser bom blogueiro, interagir com leitores, o que dá trabalho. É isso o que traz audiência."
Os livros avaliados tendem a diferir daqueles que frequentam cadernos de cultura. Embora blogs como o Posfácio priorizem não ficção e literatura adulta, predominam entre parceiros de editoras os juvenis, femininos e de fantasia.

"Costumamos dizer esse livro funciona para blog' e esse funciona para a imprensa'", diz Tatiany Leite, 20, analista de comunicação na LeYa e fruto desse cenário --foi trabalhar na editora após se destacar com o blog Vá Ler um Livro. 

A proximidade dos blogs também serve para as editoras conhecerem seu público, com estatísticas. Segundo a Instrínseca, 82% de seus blogueiros são mulheres e 63% moram na região Sudeste. 

Dos 779 que disputaram vagas em janeiro na Companhia das Letras, a maioria tem de 20 a 24 anos (30%) e diz ler de 51 a 70 livros ao ano (22%). Isso num país em que a média anual é de quatro livros incompletos, segundo a pesquisa Retratos da Leitura de 2012.
 
INDEPENDÊNCIA


Um ponto delicado diz respeito à independência de blogueiros que fecham acordos com editoras ou daqueles que fazem resenhas pagas. 

O paulista Danilo Leonardi, 26, que desde 2010 comanda no YouTube o Cabine Literária, com resenhas em vídeo, diz não ficar constrangido de avaliar negativamente obras de editoras de quem é parceiro. 

"A partir do momento em que dediquei meu tempo ao livro, me sinto no direito de falar o que achei. Mas já aconteceu de eu desistir de resenhar um livro que achei ruim de uma editora menor, para evitar prejudicá-la." 

Cobrar por críticas seria antiético, considera ele, que fatura só com vídeos não opinativos --recebe até R$ 700 por entrevistas com autores independentes. A meta de Danilo, servidor da Caixa Econômica Federal, é fazer do Cabine seu ganha-pão. 

A tradutora carioca Ana Grilo, 37, que mora na Inglaterra, assina com uma amiga o blog The Book Smugglers (os contrabandistas de livros), escrito em inglês, e colabora como resenhista para o Kirkus Review, que cobra até R$ 1.000 por resenha. 

Diz que o pagamento não altera resultados. "Temos controle sobre o que escrevemos. Raramente damos nota acima de oito para os livros." 

Já em seu próprio blog, Ana resenha por hobby, sem cobrar. Aceita anúncios, que rendem até R$ 2.200 ao mês. 

Os 110 mil acessos mensais do Book Smugglers a fazem receber, a cada mês, cem livros de autores e editoras, dos quais ela diz ler uns quatro por semana. "Lemos muita coisa ruim, mas também verdadeiros tesouros." 

AMAZON E GOODREADS
 
Perder tempo com má literatura é algo que o empresário Donald Mitchell, 66, diz se recusar a fazer. Integrante do "hall da fama" de resenhistas da Amazon, ranking dos usuários que mais avaliaram livros no site, já publicou mais de 4.200 avaliações positivas. 

A proficuidade e a benevolência lhe rendem um assédio de 40 pedidos diários de resenhas. "Digo aos autores que não vou resenhar se não gostar", diz ele, que lê até três livros por semana e os resenha, por gosto, desde 1999. 

Por anos, Mitchell pediu doações para a ONG cristã Habitat for Humanity em troca das resenhas. Chegou a levantar R$ 70 mil. "Nunca toquei no dinheiro, mas a Amazon reclamou e eu parei." 

Ele se refere a uma mudança de regras da loja, em 2012. Ao perceber que o comércio de avaliações tirava a credibilidade desse espaço no site, deletou várias delas. Uma pesquisa da Universidade de Illinois constatara que 80% das resenhas na loja davam aos livros quatro ou cinco estrelas, as duas maiores cotações. 

Outra prova de que a loja valoriza resenhas on-line foi a compra, em março, do GoodReads, rede de indicações de livros com 17 milhões de membros. Suzanne Skyvara, vice-presidente de comunicação do GoodReads, diz que a transparência é o segredo. "Mostramos quanta resenhas cada usuário faz e sua média de cotações." 

Com a compra, por R$ 300 milhões, a Amazon indicou o valor que dá a resenhistas virtuais: cada usuário do GoodReads lhe custou R$ 18 milhões. 

Comentários

  1. eu adorei essa matéria, me deu até um orgulhinho ahah! não faço parte do time de blogueiros "fodões' (se é que isso existe haha) e não leio 70 livros por ano (too bad!) mas me orgulho de ser uma formadora de opiniões, de certa maneira. é mais do que uma troca de gostos e leituras, é também um universo em que a gente conhece muita coisa através de pessoas em cuja opinião a gente confia. e é bom ser isso pra alguém, né? :)

    beijões!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

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    1. Verdade Lari.Muitas pessoas acabam confiando em nossas opniões,por isso é importante ser bem transparente quanto a isso.
      beijoo ;)

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  2. Claro que farei parte desse grupo,muito interessante alias.
    Obrigada,beijoo.

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

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  3. Ai, que legal essa matéria!
    Não faço as coisas no meu blog pensando em dinheiro, ou em me manter com isso,
    faço como um hobby.
    Porque sempre quis dar opinião sobre o que eu lia e não tinha com quem conversar!
    Mas adorei saber que existe toda uma indústria da opinião que movimenta milhoes...
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

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    1. A maioria faz por que gosta sem pensar em retornos financeiros. E sou uma delas pode ter certeza kkk
      beijoo

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  4. que lindo, adorei !! E é tudo verdade isso, meu blog nunca foi feito com o intuito de dinheiro, mas se vir é lucro ! O que importa é que meus leitores gostem do conteudo I:

    parabéns pelo seu blog, eu amei aqui, amei sua criatividade, seu modo de falar com os leitores, a forma que você usa nas postagens, o design e etc, eu realmente curti e vou voltar aqui sempre ! Obrigada por ter criado . Parabéns novamente e já estou seguindo ((: Parabéns !!

    http://dezesseteetantos.blogspot.com.br/

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    1. awnnn *--* muito obrigada,que bom que amou. E pra voces leitores que eu passo horas na frente do pc ;)
      beijoo linda
      Amei seu blog tbm e ja estou seguindo ;))

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  5. Adorei essa matéria (:
    Tenho orgulho de ver meu blog crescendo de pouquinho em pouquinho, de ver as pessoas pedindo opinião de livro e tal! Acho mais que merecido o reconhecimento que eles tem, já que lutaram muito pra isso ;)
    Eu esse ano só li 25, mas quero atingir a marca de 70 logo logo :D
    Beijos Juliana <3
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

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    1. Lucas, voce leu mais que eu ainda kk que li somente 20 livros até agora.
      beijooo e obrigada por comentar ;)

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Ju que artigo é este amiga? Maravilhoso! E eu nem sabia que rolava pagamento pra resenhar...
    Nossa, fiquei de boca aberta aqui.
    Cara, acho que vou começar a investir nisso, afinal já quero fazer pós em teoria e crítica literária, então, começar a cobrar pelas resenhas é uma ótima ideia. kkkk
    Amei o post flor, parabéns viu!
    Bjokas

    www.lerepensar.com

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  8. Oi Juliana;
    A Gil aí de cima me apresentou seu blog, adorei a matéria que você postou, que interessante, como é legal saber a importância que temos ao divulgar uma obra literária, e que responsabilidade. Podemos abrir mentes, instigar crianças e adultos. Os fatos acima na postagem só mostra o quanto temos que ser justos e verdadeiros nas nossas resenhas e opiniões.
    Parabéns.
    Seguindo seu blog. Adorei seu espaço.
    Beijos
    Viviane
    Blog Razão e Resenhas

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  9. Oi, flor.
    Muito legal este artigo.
    Dependendo do mês e do livro, chego a ler uns 5 por mês. Até mais se deixar. ;)
    Que bom que estou nessa média! =D

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

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