Blogueiros chegam a ler 70 livros em um só ano
Resenhistas ganham com anúncios, mas rejeitam cobrança por avaliações
No 'hall da fama' de resenhistas da Amazon, o americano Donald Mitchell não avalia livros de que não goste
No 'hall da fama' de resenhistas da Amazon, o americano Donald Mitchell não avalia livros de que não goste
Não é fácil medir o impacto que resenhas da internet têm sobre a venda
de livros, mas um exemplo permite entender por que editoras têm
investido nesse cenário.
O juvenil "A Seleção", de Kiera Cass, lançado há sete meses pelo selo
Seguinte, da Companhia das Letras, vendeu 16 mil cópias quase sem
aparecer na imprensa. Mas foi resenhado por blogs como o Garota It e o
Literalmente Falando, que recebem uns 100 mil acessos por mês cada um.
Enquanto críticas feitas por especialistas em jornais fazem livreiros
dar destaque aos títulos nas lojas, blogueiros atraem leitores de gosto
similar e alimentam o boca a boca.
"É bem pessoal. Eles deixam claro que é o canto deles", diz a gerente de marketing da Intrínseca, Heloiza Daou.
"O discurso não é esse livro é ruim', é não gostei desse livro'", diz
Diana Passy, gerente de mídias sociais da Companhia das Letras. "E não
basta escrever bem, tem que ser bom blogueiro, interagir com leitores, o
que dá trabalho. É isso o que traz audiência."
Os livros avaliados tendem a diferir daqueles que frequentam cadernos de
cultura. Embora blogs como o Posfácio priorizem não ficção e literatura
adulta, predominam entre parceiros de editoras os juvenis, femininos e
de fantasia.
"Costumamos dizer esse livro funciona para blog' e esse funciona para a
imprensa'", diz Tatiany Leite, 20, analista de comunicação na LeYa e
fruto desse cenário --foi trabalhar na editora após se destacar com o
blog Vá Ler um Livro.
A proximidade dos blogs também serve para as editoras conhecerem seu
público, com estatísticas. Segundo a Instrínseca, 82% de seus blogueiros
são mulheres e 63% moram na região Sudeste.
Dos 779 que disputaram vagas em janeiro na Companhia das Letras, a
maioria tem de 20 a 24 anos (30%) e diz ler de 51 a 70 livros ao ano
(22%). Isso num país em que a média anual é de quatro livros
incompletos, segundo a pesquisa Retratos da Leitura de 2012.
INDEPENDÊNCIA
Um ponto delicado diz respeito à independência de blogueiros que fecham
acordos com editoras ou daqueles que fazem resenhas pagas.
O paulista Danilo Leonardi, 26, que desde 2010 comanda no YouTube o
Cabine Literária, com resenhas em vídeo, diz não ficar constrangido de
avaliar negativamente obras de editoras de quem é parceiro.
"A partir do momento em que dediquei meu tempo ao livro, me sinto no
direito de falar o que achei. Mas já aconteceu de eu desistir de
resenhar um livro que achei ruim de uma editora menor, para evitar
prejudicá-la."
Cobrar por críticas seria antiético, considera ele, que fatura só com
vídeos não opinativos --recebe até R$ 700 por entrevistas com autores
independentes. A meta de Danilo, servidor da Caixa Econômica Federal, é
fazer do Cabine seu ganha-pão.
A tradutora carioca Ana Grilo, 37, que mora na Inglaterra, assina com
uma amiga o blog The Book Smugglers (os contrabandistas de livros),
escrito em inglês, e colabora como resenhista para o Kirkus Review, que
cobra até R$ 1.000 por resenha.
Diz que o pagamento não altera resultados. "Temos controle sobre o que
escrevemos. Raramente damos nota acima de oito para os livros."
Já em seu próprio blog, Ana resenha por hobby, sem cobrar. Aceita anúncios, que rendem até R$ 2.200 ao mês.
Os 110 mil acessos mensais do Book Smugglers a fazem receber, a cada
mês, cem livros de autores e editoras, dos quais ela diz ler uns quatro
por semana. "Lemos muita coisa ruim, mas também verdadeiros tesouros."
AMAZON E GOODREADS
Perder tempo com má literatura é algo que o empresário Donald Mitchell,
66, diz se recusar a fazer. Integrante do "hall da fama" de resenhistas
da Amazon, ranking dos usuários que mais avaliaram livros no site, já
publicou mais de 4.200 avaliações positivas.
A proficuidade e a benevolência lhe rendem um assédio de 40 pedidos
diários de resenhas. "Digo aos autores que não vou resenhar se não
gostar", diz ele, que lê até três livros por semana e os resenha, por
gosto, desde 1999.
Por anos, Mitchell pediu doações para a ONG cristã Habitat for Humanity
em troca das resenhas. Chegou a levantar R$ 70 mil. "Nunca toquei no
dinheiro, mas a Amazon reclamou e eu parei."
Ele se refere a uma mudança de regras da loja, em 2012. Ao perceber que o
comércio de avaliações tirava a credibilidade desse espaço no site,
deletou várias delas. Uma pesquisa da Universidade de Illinois
constatara que 80% das resenhas na loja davam aos livros quatro ou cinco
estrelas, as duas maiores cotações.
Outra prova de que a loja valoriza resenhas on-line foi a compra, em
março, do GoodReads, rede de indicações de livros com 17 milhões de
membros. Suzanne Skyvara, vice-presidente de comunicação do GoodReads,
diz que a transparência é o segredo. "Mostramos quanta resenhas cada
usuário faz e sua média de cotações."
Com a compra, por R$ 300 milhões, a Amazon indicou o valor que dá a
resenhistas virtuais: cada usuário do GoodReads lhe custou R$ 18
milhões.
eu adorei essa matéria, me deu até um orgulhinho ahah! não faço parte do time de blogueiros "fodões' (se é que isso existe haha) e não leio 70 livros por ano (too bad!) mas me orgulho de ser uma formadora de opiniões, de certa maneira. é mais do que uma troca de gostos e leituras, é também um universo em que a gente conhece muita coisa através de pessoas em cuja opinião a gente confia. e é bom ser isso pra alguém, né? :)
ResponderExcluirbeijões!
http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/
Verdade Lari.Muitas pessoas acabam confiando em nossas opniões,por isso é importante ser bem transparente quanto a isso.
Excluirbeijoo ;)
Claro que farei parte desse grupo,muito interessante alias.
ResponderExcluirObrigada,beijoo.
http://melanciapink.blogspot.com.br/
Ai, que legal essa matéria!
ResponderExcluirNão faço as coisas no meu blog pensando em dinheiro, ou em me manter com isso,
faço como um hobby.
Porque sempre quis dar opinião sobre o que eu lia e não tinha com quem conversar!
Mas adorei saber que existe toda uma indústria da opinião que movimenta milhoes...
Tem promoção e post novo no blog
endless-poem.blogspot.com.br
Beijão
A maioria faz por que gosta sem pensar em retornos financeiros. E sou uma delas pode ter certeza kkk
Excluirbeijoo
que lindo, adorei !! E é tudo verdade isso, meu blog nunca foi feito com o intuito de dinheiro, mas se vir é lucro ! O que importa é que meus leitores gostem do conteudo I:
ResponderExcluirparabéns pelo seu blog, eu amei aqui, amei sua criatividade, seu modo de falar com os leitores, a forma que você usa nas postagens, o design e etc, eu realmente curti e vou voltar aqui sempre ! Obrigada por ter criado . Parabéns novamente e já estou seguindo ((: Parabéns !!
http://dezesseteetantos.blogspot.com.br/
awnnn *--* muito obrigada,que bom que amou. E pra voces leitores que eu passo horas na frente do pc ;)
Excluirbeijoo linda
Amei seu blog tbm e ja estou seguindo ;))
Adorei essa matéria (:
ResponderExcluirTenho orgulho de ver meu blog crescendo de pouquinho em pouquinho, de ver as pessoas pedindo opinião de livro e tal! Acho mais que merecido o reconhecimento que eles tem, já que lutaram muito pra isso ;)
Eu esse ano só li 25, mas quero atingir a marca de 70 logo logo :D
Beijos Juliana <3
Descobrindolivros.blogspot.com.br
Lucas, voce leu mais que eu ainda kk que li somente 20 livros até agora.
Excluirbeijooo e obrigada por comentar ;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJu que artigo é este amiga? Maravilhoso! E eu nem sabia que rolava pagamento pra resenhar...
ResponderExcluirNossa, fiquei de boca aberta aqui.
Cara, acho que vou começar a investir nisso, afinal já quero fazer pós em teoria e crítica literária, então, começar a cobrar pelas resenhas é uma ótima ideia. kkkk
Amei o post flor, parabéns viu!
Bjokas
www.lerepensar.com
Oi Juliana;
ResponderExcluirA Gil aí de cima me apresentou seu blog, adorei a matéria que você postou, que interessante, como é legal saber a importância que temos ao divulgar uma obra literária, e que responsabilidade. Podemos abrir mentes, instigar crianças e adultos. Os fatos acima na postagem só mostra o quanto temos que ser justos e verdadeiros nas nossas resenhas e opiniões.
Parabéns.
Seguindo seu blog. Adorei seu espaço.
Beijos
Viviane
Blog Razão e Resenhas
Oi, flor.
ResponderExcluirMuito legal este artigo.
Dependendo do mês e do livro, chego a ler uns 5 por mês. Até mais se deixar. ;)
Que bom que estou nessa média! =D
http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/