Resenha:Seis Coisas Impossíveis




“Um choque de realidade de cada vez, por favor!”

 

Titulo: Seis Coisas Impossiveis

Titulo Original: Six Impossible Things

Autora: Fiona Wood

Editora:Novo Conceito

Páginas: 269

Ano:2013

Ficção Australiana/ Jovem









Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...


Dan Cereill é um cara nerd, alto, desajeitado, com apenas um amigo e que tinha uma vida financeira confortável. Até o dia que tudo virou de cabeça para baixo, e de uma vez só ele descobre que seu pai é gay e falido, perdendo tudo que tinham. Tendo que se mudar, Dan e sua mãe, para uma casa tombada que cheirava a xixi e estava lotada de objetos inúteis e para uma escola pública.



“Sorria! Somos nós. Nós parecemos tão felizes. Suspensos na ponte do Brooklyn,comendo falafel no Marais,debaixo d’agua com conchas azuis em Green Island.

O que deu errado? Quando? E como é que eu não percebi?”



Para completar, nutre uma paixão por pela vizinha que nunca conversou mas sabe de tudo sobre a vida dela, e sua mãe anda triste demais arruinando seu negocio de bolos de casamento antes mesmo de começar.

Para ele conseguir dar uma volta por cima ,Dan só precisa parar de reclamar e por os pés pelas mãos, encontrando a força que precisa para seguir adiante dentro dele mesmo. Já que encontrar um emprego não é tão difícil,Estella,sua visinha não é tão inalcançável e fazer amigos é mais fácil do que ele imagina.



“Pelos no rosto, nariz inchado,olho roxo ,roupas que não me servem direito – esse lance deme tornar um cara descolado está dando supercerto!”



Dan não está satisfeito e deixa isso bem claro, e é por conta dessa insatisfação que ele começa a botar a vida nos eixos e amadurecendo de dentro para fora. É bem bonito essa parte na verdade, nas adversidades que ele encontrou força para ser uma pessoa melhor e aprende com os próprios erros.


“Mas está na cara:O problema não é meus pais,é comigo ,e com a minha falta de noção para lidar com essas coisas.”


Com uma narrativa cômica e juvenil, Fiona segue com um livro bem leve e despretensioso. Uma temática interessante, e algumas lições de vida, além de cheio de vários tipos de listas feitas por Dan. Fofo é uma boa descrição e pode ser lido por todas as idades, mas eu acho que seria melhor aproveitando na primeira metade da adolescência.



“-Penseeeeeeei,penseeeeei. Para de se preocupaaaaar!
- Mas quem é que vai se preocupar se não for eu?. -  É a história da minha vida.”


Adorei a capa desse livro,tão simples mas tão divertida. Sem falar na diagramação que foi muito bem elaborada.


"Fico me sentindo um idiota completo, mas vou sobreviver. Passar vergonha é uma das minhas principais tendências."

Comentários

Postagens mais visitadas