Resenha: Corações Feridos


"Duas irmãs gêmeas. Uma linda, a outra desfigurada. Dividas por um terrível segredo."




Título: Corações Feridos
Título Original: Black heart Blue
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 255
Ano:2013
Ficção Inglesa/ Drama
Skoob









Sinopse:Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?




Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas; a primeira é linda ,perfeita e popular e a outra nasceu com a síndrome de treacher collins, onde o ossos da face não foram bem desenvolvidos quando bebê ainda na barriga da mãe .Mas,fora isso ,tem total capacidade física e mental, as duas vivem sob o regime tirânico de seu Pai,um fanático religioso, e  sofrem violência domestica, não frequentam a escola e vivem totalmente isoladas do mundo.


"Eu poderia apodrecer ali,ser reduzida a pedacinhos por ratos, e ninguém jamais viria para descobrir o que acontecera com  menina do rosto medonho."




Após muito tentar,Hefhzi consegue converser os pais a deixarem elas irem para a escola. E é nesse momento que elas conseguem um pouco mais de liberdade, sendo apresentadas ao mundo dos adolescentes comuns, fazendo com que Hefhzi sonhasse em ser como eles, e Rebecca continuasse isolada.



"Vovó dizia que não importava,mas eu sei que importa;ninguém quer olhar para uma garota como eu a não ser para encarar e rir."



Seu pai é o modelo de pastor admirado pela obras sociais junto à comunidade, mas revela sua verdadeira face em casa no trato com as filhas. É dominador, de espírito indomável e mente diabólica. As meninas são desprezadas, humilhadas e, frequentemente, torturadas.



"Eu sempre pensava em quantos outros segredos haviam entre as paredes apertadas da casa paroquial,fossem dos que nos fazem corar,fossem dos que nos fazem tremer de horror."



O livro é dividido em duas partes. A primeira é organizada por capítulos que alternam as narradoras e o período em que estão; Rebecca conta a história a partir da morte da irmã, e Hephzibah conta antes de sua morte. A segunda parte é narrada somente por Rebecca. Os capítulos curtos e alternados ajudam a leitura a fluir bem, deixando o leitor pedindo mais. É notável também a mudança de atmosfera quando se altera a narradora. Ao passo que Hephzi narra de uma forma esperançosa e vivida, Reb mostra todo o seu lado cuidadoso.




"- Você é perfeita,meu amor, diferente,mas perfeita.Você não pode mudar suas aparência,não é culpa sua.[...]."



Apesar de ser um livro para jovens ele é muito forte, denso e sombrio, há poucos momentos em que o leitor consegue relaxar, muitas partes são difíceis de engolir e aceitar, é um livro que mexeu muito comigo.A narrativa é fluída e rápida, os capítulos não são longos e as histórias tanto do antes como do depois são tão cheias de tensão que a leitura ganha grande velocidade. Recomendo

Comentários

Postagens mais visitadas