Por que ler clássicos?

Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.” – Italo Calvino

Tem muitas pessoas por ai que são "preconceituosas" com os livros chamados de Clássicos. Isso porque geralmente são escritos em uma lingua mais culta e ,consequentemente,mais dificieis.
Se você ainda não deu uma chance à eles, confira os 10 motivos para se apaixonar pelos clássicos:

1- Aumente seu vocabulário: Muitas palavras usadas em livros clássicos já não são tão conhecidas atualmente. Um vocabulário extenso dá a você  ferramentas para se expressar melhor, sem abandonar as palavras – e gírias – do nosso cotidiano.

2- Melhore sua redação: Você com certeza já ouviu alguém dizer que, quanto mais você lê, melhor você escreve. Imagine lendo clássicos,onde sao usadas palavras mais "bonitas". 
 
3- Melhore seu modo de falar: E é claro, se você já lê com regularidade e escreve superbem, fica fácil de  você se expressar! Com certeza você vai perceber a mudança!

4- Tenha novas ideias: Apesar de terem sido escritos há muitos anos – e até séculos – os clássicos abrem a nossa mente e nos trazem novas ideias e horizontes. Afinal, os clássicos são chamados assim (também) por que os pensamentos expressos neles traduzem ideias atuais.

5- Crie Perspectiva histórica: Pelos clássicos podemos entender melhor o contexto histórico de uma época. Quem não adora “viajar” pela leitura para outros lugares e épocas?

6- Divirta-se: Tem melhor motivo que esse? Um bom livro te faz viajar! Escolha um tema que te agrade e busque os clássicos!

7- Conhecimento: É sempre bom saber uma frase de impacto de um grande autor, não é mesmo? Além disso, é ótimo conhecer citações importantes de autores famosos.

8- Ser mais seletivo: Com o tempo você vai aprender qual é o tipo de livro e de escrita que mais te agrada. Assim fica ainda mais fácil se divertir!

9- Balanceie sua leitura: É sempre bom ler sites e blogs, mas um bom livro, com conteúdo e qualidade também é ótimo. Que tal ler os dois?

10- Seja mais crítico: Ao ler os clássicos, você entra em contato com pensamentos que estão de acordo com aqueles que os criaram. Que tal para para pensar um pouco sobre tudo o que leu? Isso faz com que você fique mais crítica!


Comentários

  1. Adorei o post, preciso dar mais chances aos clássicos, porque, sem duvidas, eles só nos acrescentam coisas boas :)
    Obrigada pela visita ao blog, já estou seguindo aqui, beijos :*

    Patricia
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahhh gostei muito do post... ler clássicos realmente é bem legal li na época da escola... mas depois disso não li mais, mas pretendo voltar a fazer isso, porque realmente a linguagem é diferente e eu adoro... Gostei muito do post Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas