Impressão do 'leitor comum' na internet ajuda editoras a revisarem estratégias

O comentário sobre literatura na internet cresce a cada dia, acompanhando o movimento de diversificação do mercado editorial. 

Esses comentários compartilham um desejo de dar conta dos livros de forma mais efetiva, atentando para aspectos como a sensação da leitura e a qualidade do entretenimento alcançado. 

É o que se constata não só pela leitura de blogs mas também por sites de venda como a Amazon, que fizeram da veiculação de resenhas de leitores um verdadeiro negócio. 

Se antes os livros entravam apenas em listas de mais vendidos, agora eles podem figurar também entre os mais bem avaliados pelo consumidor --um diferencial considerável num mercado que abriga a cada dia dezenas de novos produtos similares. 

Essa movimentação espontânea chamou a atenção das editoras, que se tornaram ativas no diálogo com os leitores, chegando a estabelecer parcerias formais. 

O comentário sobre literatura na internet, a partir daí, parece não mais seguir a lógica da imprensa clássica, que busca o "especialista", ou o "leitor experiente", para estabelecer um juízo diferenciado e/ou distanciado do senso comum, da "média". 

Pelo contrário, o importante passa a ser o caráter geral da experiência de leitura. 

Para as editoras, interessa mais o "leitor comum", que gera a identificação de outros leitores que, instigados pelos comentários, viram consumidores. Tanto mais forte pode ser o efeito das resenhas de lojas virtuais, onde ocupam o mesmo espaço da venda. 

O cenário ganha complexidade na medida em que as editoras, atentas aos blogs mais populares, passam a receber sugestões e a repensar ou planejar futuras publicações, compras e traduções tendo em vista tais respostas. 

A lógica da parceria vai ficando mais afinada: a escolha do parceiro é guiada pela sua possibilidade de representar e atingir cada vez mais "semelhantes" e, diante da facilidade ou dificuldade de atingir o objetivo (ou seja, vender livros), estratégias editoriais são revisadas.
O comentário se reforça em sua função de fazer circular a mercadoria, torná-la moeda corrente e garantir sua visibilidade e seu acesso. 

Daí se explica a aparente liberdade de blogs parceiros de editoras para criticar negativamente seus livros. Isso lhes garantiria credibilidade, ainda que possam ser suscitadas questões éticas inerentes à relação de interesses entre resenhistas e editoras. 

Em termos especulativos, pode-se relacionar a perda de espaço da crítica literária nos jornais impressos à intensa pressão desse novo cenário de comentários, mais ao gosto geral. A repercussão disso em termos culturais mais amplos só o tempo mostrará. 

Comentários

  1. Eiii te marquei em uma tag;3
    http://umamadoradepalavras.blogspot.com.br/2013/05/1-tag.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,

    Gostei muito desse texto, acho que é verdade que a cada dia os blogs literários têm ganho importância no cenário literário. Uma resenha positiva pode fazer eu querer ler um livro, bem como uma negativa pode me desestimular.

    P.S: Participa do sorteio do livro Terras Metálicas no blog

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o post.. e acho q esses tipo de blogs tao ganhando seu valor
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo porque eles são muito importantes para o mercado literário.Beijo

      Excluir
  4. Oi Juliana, tudo bem?

    vim retribuir a sua visita no meu blog, flor! Amei tudo por aqui e já to te seguindo. Eu concordo totalmente com a matéria. Antes mesmo de fazer meu blog eu ja usava outros blogs para pegar dicas de livros. E acredito que muita gente faça o mesmo. É uma arma mesmo para a editora. Apesar de não concordar mt nos critérios que elas as vezes utilizam, do tipo, ter o minimo de não sei quantos meses de blog ou um numero X de seguidores, acho que essa é uma otima estrategia de vendas para elas!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não concordo com alguns critérios,muitos blogs bons acabam ficando sem parceria por isso.
      Obrigada por seguir,beijoo

      Excluir
  5. Oi Ju..
    Super apoiado, e quem fez este "estudo" é super inteligente. Quem mais lê de certa forma não é o especialista, somos nós, leitores "simples" que por isso, nos tornamos especiais.
    Assim como a Kel, tem coisas que também não concordo, mas isso com o tempo pode mudar, ao perceber que a opinião de um blog "pequeno" também forma opinião!

    Beijos e uma linda semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lu!
      Aqui nossa opnião e muito importante e fazemos isso por puro prazer ;D
      beijoo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas