Resenha: A Menina que não Sabia Ler




Titulo:A Menina que não Sabia Ler
Autor: John Harding
Editora: LEYA BRASIL










Sinopse: Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
 O livro nos conta a história da menina Florence, que é órfã junto com seu irmão mais novo Giles, mas protegida pelo seu tio, em uma mansão na Inglaterra. Devido a problemas com relacionamentos, seu tio proibiu Florence de ler, achando que não seria bom para a menina, já que as mulheres foram feitas para costurar e  cozinhar. Mesmo assim, Florence descobre uma biblioteca escondida dentro da mansão, e quem pensou que o tio, que nem morava com eles, ia impedir que ela abrisse a biblioteca, está muito enganado. Florence aprendeu a ler SOZINHA.


Além de seu amor à leitura, Florence também se sentia na obrigação de cuidar de seu irmão Giles, já que era a única pessoa que importava para ela, já que o tio não lhe dava as caras e sua tutora e empregados da casa só cuidavam das suas necessidades. Giles era sua principal preocupação, tanto que ela sentia que ele era uma parte dela.


O início foi uma fofura, com Florence falando sobre os livros e sua vida na mansão. Fiquei surpresa por ela só ter Giles para conversar, sem nenhuma distração ou relacionados, e mesmo assim, correr atrás, ter o amor pela leitura e defender o que acredita. Mas para por ai. Quando os fatos começam a se desenrolar, Giles volta da escola, a Sra. Taylor chega e começa a dar mistério, deu para mim começar a roer as unhas querendo saber o que ia acontecer. Florence estava sempre tentando arrancar alguma coisa da nova preceptora, dando um jeito de fazer armadilhas para ela. Achei que ela era uma criança "inocente", mas teve vezes que ela chegou a ser até insensível, principalmente por parte de seu amigo Theo. A partir daí , achei que a temática "livros" foi deixada de lado, e passei então a ficar com aquela famosa interrogação na testa até o final do livro. 

Indico para todos aqueles que gostam de ler um bom livro com aquela pitada de suspense e mistério, perfeito.



Comentários

  1. Humm...

    Ainda não sei se irei gostar de ler esse livro, me pareceu pela sua resenha que ele mudou um pouco o foco, se eu entendi direito.

    Ótima resenha!


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Juliana! Já li A Menina Que Não Sabia Ler e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas