Qual é a postura correta para ler?


Quando vamos ler queremos nos sentir o mais confortável possivel. Infelismente algumas dessas posiçoes afetam nosso corpo de uma maneira negativa.Além disso deitado ou "meio jogado" na cama ou no sofá faz com que sentimos mais sono durante a leitura.




Algumas dicas para se ter uma postura correta:

1. Procure uma cadeira confortável na qual toda coluna fique apoiada. Nenhuma parte deve ficar sem suporte! Coloque um travesseiro entre o encosto e sua coluna, se necessário!
2. Não escolha uma cadeira muito alta, de modo que os pés fiquem “balançando”, pois o ideal é que fiquem apoiados no chão para que a parte inferior da coluna não se sobrecarregue.
3. A mesa também deve estar de acordo com sua altura, de maneira que seus braços formem um ângulo de 90 graus quando apoiados na mesa.
4. Vá para um lugar calmo! Se o espaço onde a cadeira e a mesa que escolheu ficam em um ambiente tumultuado, mude-os de lugar ou opte por outro local!
5. Nunca leia no escuro, pois isso prejudica os olhos! Vá para ambientes claros ou bastante iluminados. Preocupe-se também se está arejado!
6. Não enrijeça seus ombros, deixe-os relaxados!
7. Se houver um suporte para o livro com inclinação de 40 graus, será o ideal, para que não dê dores no pescoço. Mas se não tiver, procure fazer exercícios: leve a cabeça para cima e para baixo e de um lado para o outro, contudo, sem forçar!
8. A cada duas horas lendo, tire de 10 a 15 minutos de descanso. Movimente braços e, principalmente, pernas!

 

Lembre-se que a leitura é um ato prazeroso, mas também de necessidade! Por isso, procure o lugar adequado e decida ler! 


Comentários

Postagens mais visitadas