Resenha:Viva para Contar




Título:Viva para Contar
Autora:Lisa Gardner
Editora:Novo Conceito
Páginas:479









Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados esegredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter.
  
A narração do livro é dividida entre três mulheres: a sargento D. D. Warren, Danielle e Victoria. D. D. Warren é investigadora da polícia de Boston há aproximadamente doze anos. Ela tem 38 anos, solteira e não tem filhos. Apesar disso, tem seus momentos e se pega lendo artigos sobre casamentos e cuidados com crianças. Não se contenta com pouco quando pega um caso para resolver. Danielle Burton é uma super dedicada enfermeira na ala psiquiátrica infantil de um hospital. Ela é a única sobrevivente de uma tragédia que aconteceu com a sua família. Seu trauma do passado, porém, não se foi completamente e ela carrega a culpa do sobrevivente.Então,ela se afunda no trabalho para tentar  esquecer do seu próprio passado quando o aniversário de 25 anos da tragédia se aproxima, mas os dias ficam cada vez piorem de aguentar. Já Victoria é mãe em tempo integral e nem se lembra mais do que é ter uma vida normal. Uma mãe que faz o possível e o impossível para que seu filho de 8 anos seja feliz e para protegê-lo, mesmo sendo ameaçada por ele dentro de sua própria casa.
 No começo da minha leitura eu gostei muito das três tramas, mas não conseguia imaginar como a autora iria juntar todas elas em algum ponto em comum mais para a frente no livro. Pouco a pouco os segredos vão sendo revelados e o leitor começa a compreender que a trama é muito mais pesada do que a gente imagina ao pegar esse livro pra ler. Lisa aborda um tema muito pouco explorado em thrillers como esse, que são as crianças psicóticas. 
 Lisa Gardner dá profundidade aos personagens e os sentimentos conflitantes dele. Nas narrações em primeira pessoa, por muitas vezes, me sentia como se estivesse dialogando com D. D., Danielle ou Victoria. Como se elas fossem amigas que estivessem contando seus problemas do dia a dia com as suas respectivas famílias, ou falta delas, ou ainda como se estivesse presente nas agoniantes cenas de terror e suspense junto com elas. A autora atinge o seu objetivo, levando o leitor pra dentro da história.
 O livro pertence a uma série e se não me engano é o quarto volume, mas não é necessário ter lido os anteriores para compreender o livro, apesar de que eu adoraria que as editoras parecem de publicar séries assim pelas metades. O final do livro não é nada mais do que surpreendente, você se pergunta a cada página que passa quem é o culpado pelos dois crimes e quando finalmente descobre fica com uma sensação de incompetência por sequer ter pensado naquilo. É um suspense eletrizante e pra quem curte esse tipo de livro com certeza irá gostar, recomendo demais.


 

Comentários

  1. Parabéns pela resenha Juliana! Estou ansiosa para ler Viva para Contar! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que você falou me deu vontade de ler. A resenha está ótima. Parabèns.
    http://nicolyrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Em simplesmente amei esse livro. Um dos melhores que li em 2012 e com certeza entrou pra lista dos favoritos.
    Agora não sabia que fazia parte de uma série? É mesmo?
    Aff! Então pq a editora não lançou os livros na ordem? Minha nossa, concordo com vc, seria muito melhor ter lido os outros primeiro, mas mesmo assim, amei a leitura, valeu muito a pena!
    Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas