Resenha:Garotas de vidro




Titulo: Garotas de vidro
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito









Sinopse:Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

 Duas melhores amigas se encontram num mesmo problema. As duas sofrem de transtornos alimentares. Cassie de bulimia e Lia de anorexia.


 A busca pelo corpo “perfeito]’, leva as duas a se unirem ainda mais em uma aposta na qual, vence quem ficar mais magra.Contudo no meio do caminho as duas se afastam, problemas familiares, imposições médicas, entres outras coisas, levam as duas amigas a romperem, mesmo que parcialmente a forte relação de amizade, porém a disputa continua.

 Depois de certo tempo Lia recebe a notícia de que o corpo de sua amiga foi encontrado morto.Mas essa noticia vem acompanhada de que  Cassie tinha tentado ntrar em contado com lia pedindo ajudo.Ela havia ligado 33 vezes na noite de sua morte, mas Lia não atendeu.Fazendo com que ela se sentisse culpada.


Lia começa uma autoflagelação, onde sua alimentação é limitada a uma contagem mínima de calorias por dia. Ela nunca se satisfaz com seu peso e está cada vez mais magra e se sentindo perto do fim. Sabe que acabará como sua amiga Cassie, mas sua obsessão por querer ficar magra é espantosa.


Garotas de Vidro é um livro forte, no sentido de que o leitor fica cara a cara com  a realidade do ponto de vista de quem passa por esse tipo de distúrbio.A narrativa em primeira pessoa traz a visão da Lia que comove o leitor, assusta e machuca de forma incrível.





Muitos pontos são trazidos pela autora, como o apoio da família que no caso da Lia é determinante, a relação do indivíduo consigo mesmo e de como este se vê, a influência da mídia e a contribuição da mesma para os distúrbios alimentares e de comportamento.


Recomendo esse livro para todas as idades,mas ainda para meninas que estão entrando nessa fase,onde a beleza esquelética é fundamental.








Comentários

Postagens mais visitadas