10 dicas para se concentrar na leitura


Sabemos que se concentrar na leitura é muito importante . Para isso, resolvi procurar algumas dicas para aumentar sua capacidade de concentração . Vamos a elas:


1 – Desligue TUDO!: não tem como querer se concentrar com o computador, o rádio e a TV ligados e ainda por cima mandando  sms né? Para manter o foco na leitura é necessário “esquecer” de tudo isso por um instante e prestar atenção apenas no que se lê. Parece uma dica óbvia,e é.Mas eu mesmo ja li mandando sms ao mesmo tempo e não deu certo kk

2 – Esteja confortável: não adianta nada você querer se concentrar na leitura estando desconfortável! O melhor jeito é sentar-se numa mesa e apoiar o livro em uma superfície lisa. Assim você se “cansa” menos rápido e não tem perigo de ter uma tremenda dor nas costas no dia seguinte.

3 – Defina metas: “hoje vou ler 10 páginas desse livro”. Prometeu? Então, tente cumprir! Quando você alcança uma meta (por menor que seja), isso te dá aquela sensação boa de estar conseguindo se focar e desenvolve sua capacidade de concentração. Assim você terá mais força de vontade para continuar a progredir na leitura.

4 – Busque novas opiniões: os blogs literários estão aí para isso! Aproveite para conhecer novas opniões e mostrar o seu ponto de vista. Isso vai fazer com que sua curiosidade sobre o livro (e o seu “foco” nele) aumente!

5 – Leia o que te interessa: essa é uma dica básica: se você não gosta de livros de fantasia, por exemplo, não adianta começar por eles! Se você é superfã de romances e dramas, procure livros com esses temas, isso vai te prender mais à leitura!

6 – LUZ!: a luz é uma aliada superimportante para a concentração. Procure ler nos horários de luz natural, ou seja, durante a manhã e à tarde. Se você só puder ler durante a noite, lembre-se que a lâmpada não pode ser potente ao ponto de fazer contraste com as folhas do livro.

7 – A distância exata: o livro deve estar a cerca de 50 cm dos olhos, para que você consiga focar bem os grupos de palavras sem forçar a vista ou ter dor de cabeça. Ler com aquela dorzinha chata, ninguém merece, e não ajuda em nada na concentração.

8 – Evite interrupções: tente não fazer intervalos durante a leitura, seja qual for o motivo, principalmente se não for algo de extrema importância, ok?

9 - Crie o hábito: Evite ler em um horário diferente a cada dia. Quando você cria o hábito da leitura fica mais fácil “parar tudo” para se dedicar à algumas horinhas com as palavras.

10 – Pratique exercícios: com certeza os exercícios físicos ajudam não só a definir o corpo, mas também a focar e concentrar mais em suas atividades. Tente praticar (no mínimo) meia hora de exercício aeróbico por dia. Você vai se sentir mais disposta para encarar novos desafios.

Fonte:Todateen

Comentários

  1. Juliana, adorei suas dicas!
    Eu nao tenho problemas em concentrar nao, na vdd leio na fila do supermercado e do banco e me concentro muito bem, o problema as vezes é ouvir quando é a minha vez de ser atendida! hahah
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha a terrível mania de ler durante as aulas.Perdi as contas de quantas vezes chamaram meu nome e eu nem ouvia kkk
      beijoo

      Excluir
  2. Oiie flor,
    super bacana as dicas,
    eu sou uma que não consigo me
    concentrar na leitura, quem sabe depois das dicas
    rsrs

    beijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei suas dicas. É fundamental criar um ambiente propício para apreciar uma boa leitura.
    Obrigada pela visita ao blog.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br
    Obs: Já se inscreveu no nosso sorteio ?

    ResponderExcluir
  4. Eu felizmente tenho uma facilidade incrível para ler e me concentrar na leitura... Mas eu tenho métodos meus baseados no meu T.O.C e alguns nem fazem muito sentido, mas essas dicas são ótimas, vou adotar alguns desse métodos e ver se melhoro na leitura, valeu pelas dicas!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andy.
      Que bom que tem facilidade. Eu depende muito do livro mesmo

      Excluir
  5. Muito boa as suas dicas. Tem algumas que eu já sigo como a de Desligar tudo, inclusive musicas, porque tem gente que consegue ler com musica eu não, e a de metas. Já ouvi falar que não se deve fazer metas pois assim você não vai gostar do que vai ler por estar lendo obrigada, eu não concordo, acho que sem uma meta diária, a gente relaxa e lê menos.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metas são importante. Mas eu infelizmente sou péssimas com elas kkk fico só na vontade mesmo
      beijoo

      Excluir
  6. De todas as dicas, a única que eu não pratico são as metas. Se eu preciso definir metas pra minha leitura, é sinal de que eu não estou interessada no livro, que é leitura por obrigação, e aí já desfaz toda a magia. Leio quanto achar que devo na hora e é isso aí XD

    Beijinhos!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se joga nas dicas que tem mais a ver com voce kkk não é mesmo
      beijoo Lari

      Excluir
  7. Como sempre Juliana, vc traz excelentes dicas. Não sabia dessa distância dos 50 cm, acho que nunca sigo uma regra, o livro começa perto, depois tá longe, depois perto de novo (uma loucura kkkk), muita coisa aí eu já faço. Ler é bom demais!

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Nossa, adorei suas dicas, realmente cumprir metas, estar confortável e ler o que gosta são fundamentais.
    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Poxa muito boa as dicas, esse mês estou com uma ressaca chata e não to conseguindo pegar o livro pra ler. Vou seguir as dicas e ver se agora vai haha

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que as dicas ajudem a sair dessa ressaca. No meu caso só um bom descanso mesmo kk

      Excluir
  10. Oiee, tudo bem?

    eu adoro ler no ônibus e não tem local pra forçar a minha concentração como ônibus. Normalmente consigo ler numa boa. No trajeto até aqui o meu trabalho eu leio uma boa parte, mas fico irritadissima quando tem aquele cara ou aquela mulher falando alto no telefone atras de mim ou conversando! Como foi o que aconteceu hoje. Nesse caso, eu gosto de ouvir musica. Outro local onde eu AMO ler é no Starbucks!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ninguém merece quando esta boa a leitura e tem aquele chato que fala alto perto de ti -.-
      É bem dificil eu me concentrar onde tem pessoas ao redor ,por isso, tenho a mania de ler de madrugada.Quando tudo esta em silencio kk
      Beijo Kel

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas